sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Seminário na Câmara debaterá legislação e políticas públicas para redução de danos no consumo de drogas.

Com o objetivo de debater experiências e legislações do Brasil e de outros países relacionadas às políticas de enfrentamento e redução de vulnerabilidades e danos no consumo de drogas, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) irá realizar seminário sobre o tema, nos dias 20 e 21 de outubro, na Câmara dos Deputados.A iniciativa é do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), autor do requerimento que propõe o seminário na CDHM e articulador dos demais órgãos que participam da organização do evento: a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), ambas vinculadas à Presidência da República; os departamentos de DST/AIDS e de Saúde Mental do Ministério da Saúde; a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC). Veja notícia completa no site: http://www.antidrogas.com.br/noticias.php

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sejus leva discussão sobre drogas e discriminação racial a escola do Recanto

O evento do dia 08 de outubro, contou com duas palestras. A primeira foi sobre as leis 10.639/03 e 11.645/08, que abordam a inclusão no currículo oficial da rede de ensino do DF a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. No segundo momento, o Secretário de Justiça, Alírio Neto, falou sobre o uso indevido de Drogas e seus malefícios e destacou ainda a importância dos fóruns. Segundo ele, o evento propicia a discussão das políticas públicas na comunidade, buscando o aperfeiçoamento. Ao mencionar a lei 10.639/03, Alírio reforçou a idéia de inserir na educação a pluralidade educacional. Veja matéria na íntegra no site da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal: http://www.sejus.df.gov.br/.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O que são drogas?

A medicina define como droga qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o cérebro, alterando de alguma forma o nosso psiquismo, ou seja, o que sentimos, fazemos e pensamos. O uso abusivo de drogas lícitas, bem como o avanço do uso de drogas ilícitas está associado ao aumento vertiginoso da violência social, incluindo homicídios, acidentes de trânsito e o tráfico de drogas. Qualquer droga, lícita ou ilícita, é capaz de provocar dependência. Algumas, como o crack, provocam dependência quase instantânea. Já outras, aparentemente inofensivas, como o álcool e o tabaco, provocam dependência lentamente. Os efeitos do uso e da dependência, entretanto, independente da droga, são catastróficas para o indivíduo, para a família e para a sociedade.